Cookies de Laranja e Hortelã


Esta semana tem sido assaltada por pensamentos gulosos. Desejos de uns, sugestões de outros, conseguiram pôr-me a fazer cookies. Os dias de férias que antecedem à Páscoa, costumam ficar marcados por doces, risadas, mimos e boa disposição.
A receita de hoje foi adaptada de uma outra, que me serve de base para cookies, sai sempre bem, ficam mais, ou menos macios, consoante o tempo de forno, se preferirem mais molinhos deixem-nos apenas 10 minutos de cozedura, se gostarem deles para o crocante, aumentem mais 5 minutos, tempo máximo recomendado.
Juntei hortelã picada para lhes dar um visual novo, esta acrescentou-lhes também, um ténue aroma, muito agradável por sinal, se não for do vosso agrado,  podem perfeitamente omitir.
Estes bolinhos podem parecer vulgares, mas garanto-vos que são deliciosos!

                                        Desejo a todos uma Páscoa muito feliz.

                                                     Cookies de Laranja e Hortelã


Ingredientes:

 Tabela -    1 cup = 250ml

3/4 de cup de açucar
raspa de 1 laranja
1 ovo
1 colher de sopa de hortelã finamente picada ( opcional )
1 cup + 3/4 de farinha de trigo
1/2 cup de margarina amolecida
1 colher de sopa de rum
1/2 colher de café de bicabornato de sódio
1/2 colher de café de sal
1 colher de sopa de sumo de laranja

Para decorar:

Um pouco de açucar granulado

Preparação:

Deite para dentro de um recipiente, o açucar, a raspa da laranja, e a hortelã picada finamente, misture.
Adicione a margarina à temperatura ambiente, o ovo, a colher de rum, e a colher de sumo, bata até ficar uma mistura homogénia.
Peneire a farinha com o bicabornato e o sal,  incorpore na mistura anterior, basta que a mistura fique bem envolvida. Tape com pelicula aderente, e reserve no frigorifico cerca de 2 horas.
Pré-aqueça o forno nos 180ºC, forre um tabuleiro com papel vegetal, molde os cookies com o auxilio de duas colheres de sobremesa ( podemos fazer bolinhas com as mãos ), achate um pouco a superficie, e polvilhe com um pouco de açucar. Deve guardar pequenos espaços entre eles, para que não se juntem ao cozer. Leve os bolinhos a cozer cerca de 8 a 10 minutos.
Depois de cozidos, retire-os para cima de uma grelha.

Notas: O tempo de frigorifico, permite que a massa se molde melhor.
Não se preocupem muito com a forma antes de ir ao forno, lá dentro, eles ficam bonitos e certinhos.
Rendem apróximadamente 20 bolinhos.


partilhar esta receita

33 comentários

  1. MINHA QUERIDA,
    EU SEI COMO É ESTES DIAS CASA CHEIA FAMÍLIA REUNIDA, ENTÃO AS GULOSEIMAS SÃO MAIS PRESENTES NA MESA, RSRS.
    ESTES COOKIES FICARAM PERFEITOS, UMA COMBINAÇÃO DA LARANJA E HORTELÃ.....HUMMMM...QUE DELÍCIA! E O AROMA, FICA SÓ NA MINHA IMAGINAÇÃO, BOM DEMAIS!
    FICARAM LINDO!

    DESEJO À VC E A TODA SUA FAMÍLIA UMA PÁSCOA ABENÇOADA E MUITA LUZ SEMPRE EM SEUS CAMINHOS COM A GRAÇA DE NOSSO QUERIDO JESUS!
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Duxa,Um chasinho e essas cookies caiam agora muito bem a meio da tarde antes de voltar de novo ao trabalho,ja comia umas 6 ehehe..
    Ficaram lindas,e concerteza muito saborosas!
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que ricas estas galletas ..nunca las hice ..buenas, buenas ..que pases un buen fin de semana bsssMARIMI

    ResponderEliminar
  4. Olá, Duxa!Esta época é mesmo muito gulosa!Os teus biscoitos estão com um aspecto delicioso, gostei muito dos ingredientes!
    Desejo-te uma Páscoa muito feliz junto da tua família!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que deliciosa, sugestão, Duxa!
    Feliz Páscoa para você também!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  6. Duxa, eu adorei os teus cookies, ficaram lindos, e o toque de hortelã deve ter-lhes dado um sabor magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Laranja e hortelã:hummmm! que combinação interessante!! Devem ser uma delícia,Duxa.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Pascoa rima mesmo com coisas gulosas e saborosas...tal como estas belas bolachinhas ;)

    ResponderEliminar
  9. ESSES COOKIES FICAM LINDOS E COM SABOR A HORTELÂ DEVEM SER BEM BONS. AQUI EM CASA DESAPARECIAM NUM INSTANTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Estão muito bonitos. O hortelã deve ter-lhes dado um toque mesmo especial.

    Beijinhos e boa páscoa

    ResponderEliminar
  11. A mim parecem-me muito bem com a hortelã, frescos e deliciosos.
    A gula apodera-se nestes dias que aí vêm, também eu ando gulosa :)
    Um chá e uns cookies destes e era só o que queria agora...
    Uma boa páscoa, querida Duxa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Great combination of flavours.
    Have a happy Easter, Duxa!

    ResponderEliminar
  13. Duxa, Estes cokies são daqueles que sabem bem a toda hora e super diferente o acréscimo de hortelã, devem ter ficado deliciosos.
    Uma feliz Páscoa com muita paz e amor para vc e toda a família. beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  14. Hummm... laranja com hortelã?Excelente combinação, com certeza saborosíssimos!
    Uma Feliz Páscoa pra vc e sua família...beijos achocolatados

    ResponderEliminar
  15. Hummmmmm, mas que bons e perfeitos!!! Um calicezinho de vinho do Porto talvez para empurrar? ;)
    Beijinhos!
    Madalena

    ResponderEliminar
  16. Duxinha estes teus cookies têm a consistência como gosto, irei experimentar que adoro comer uns cookies quando tenho fome, quando estudo ou até só porque me apetece e como gosto de variar e dos ingredientes que utilizaste já ficam agendados estes ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Duxa eu estou como a Cindy so falta mesmo o chã, ficaram perfeitas e com esse gostinho a Hortelã hummmm.... jà estou imaginando o sabor!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Hummm, que lindos ficaram e com gostinho de laranja que bons devem ser!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  19. Que biscoitos tão bonitos, ficaram mesmo fantásticos!

    ResponderEliminar
  20. Duxa,
    Se a mim só me atacassem estes pensamentos de vez em qd! Aqui a Páscoa é menos importante, mas convidei o meu sogro e as sogras para virem almoçar connosco no domingo.
    E, já deixei a resposta na Padaria, mas caso n vejas :)
    "Duxa,
    Eu sou da Anselmo, comecei na velha, onde agora está um …teatro? Passei por este NAtal e n me lembro. Lembro-me perfeitamente dos palmiers cobertos da P«ascoa, eram enormes e tinham doce de ovos e uma camadinha de açúcar por cima. A P«ascoa era na Praça….ai.. não me lembro…dos Combatentes? Tinham sempre paozinho delicioso tb. A minha máe estudou no Frei e ia sempre ao Central comer russos, a gula com vês passa de geraçáo em geraçáo :)
    E fiquei tao triste qd li que tinham fechado a lua de Mel…tb lá iamos sempre qd iamos às compras, e ainda lá consegui levar o viking para comer uma noz… Parece que estou a ver as paredes por trás do balcão cheias de caixas de chcolates… o balcão do snack bar…que triste fico a pensar que já n existe…"
    obrigada por ters partilhado as tuas memóras onnosco.
    bjs e votos de uma doce e feliz Páscoa

    ResponderEliminar
  21. Duxinha minha querida amiga esses cookies me encantaram logo de cara, nossa que deliciosos que deve ter ficado, feitos com laranja e hortelã bem diferente!
    Quero desejar a vc e toda sua família muita Paz e Amor nessa Páscoa. Milhares de beijinhos. Re

    ResponderEliminar
  22. Q bonitos e singelos, amiga! Vou apontar p fazer um dia destes. Bjinhos e uma feliz e doce páscoa!

    ResponderEliminar
  23. Duxa estes cookies estão uma tentação.
    Boa Páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Ficaram lindos Duxa, perfeitos mesmo!! Uma delícia :))Adorei a foto, está linda!!

    Beijinhos querida e uma Páscoa feliz!!

    ResponderEliminar
  25. Querida Duxa, tenho a dizer-te que isto das gulas pega-se... Eu até andava calminha, sim, sossegadinha sem grandes pensamentos em coisas doces... Mas falam-me tanto em Páscoas recheadas de guloseimas que acho que amanhã vou madrugar na cozinha!!!:)
    Estes teus cookies estão com uma cor douradinha mesmo apetecível e imagino que devam ser deliciosamente perfumados pela laranja e pela hortelã! Gosto!
    Beijocas e uma Páscoa Feliz para ti, cheia de sorrisos, mimos e muitas coisinhas gulosas:)

    ResponderEliminar
  26. Que delícia de cookies eu adoro o gostinho de hortelã vou fazer,Feliz Páscoa beijos

    ResponderEliminar
  27. Estão lindos!!
    Obrigada pela visita. Uma Páscoa muito boa para ti e restante família.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Oi Duxa, esses bolinhos deve ser uma delicia, mais uma receita que vou ter que fazer, rsrs.
    Adorei sua visita lá no meu jardim.
    Uma feliz pascoa, com Deus no coração.
    Bjsssss!

    ResponderEliminar
  29. Duxinha, que combinação mais interessante para cookies! O aspecto deles é muito fofo e atraente. Quero experimentar! Um grande beijo, Paula

    ResponderEliminar
  30. Que apetitosos.. Adoro estas cookies, bem simples e muito aromáticas :)
    Páscoa Feliz

    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Um desejo de paz, alegria e puro amor, que a Páscoa traga para o seu coração, continuando a iluminar todos os dias da sua vida. Feliz Páscoa .
    Beijos de luz

    ResponderEliminar
  32. Adorei a visita querida...e esses cookies heim...estao lindos e parecem otimos,vou levar a receita...

    Beijinhos

    Sharon

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.